Instituto Confúcio na UEPA realiza ‘Dia da China’ e promove intercâmbio cultural sino-brasileiro
No dia 4 de outubro, o Instituto Confúcio na UEPA realizou com êxito a celebração cultural do “Dia da China”. O evento integrou de forma harmoniosa quatro temas: o Dia Nacional da China, o Festival do Meio do Outono, o aniversário de Confúcio e o nono aniversário da fundação do Instituto Confúcio —, oferecendo à comunidade local um rico e vibrante banquete cultural por meio de múltiplas experiências imersivas.
O evento reuniu mais de mil participantes locais. Muitos destacaram que a vivência direta lhes proporcionou uma compreensão mais ampla profunda da cultura chinesa. Em seu discurso, a Profa. Ilma Pastana, Vice-Reitora da Universidade do Estado do Pará, enfatizou que o Instituto Confúcio já se consolidou uma plataforma estratégica para a internacionalização da universidade, desempenhando um papel relevante na promoção dos intercâmbios e no aprendizado mútuo entre civilizações.
Em seus discursos de abertura, Sun Jing, diretora chinesa do Instituto Confúcio, e Antônio Braga, diretor brasileiro, destacaram que o “Dia da China” não é apenas uma celebração, mas também uma ponte essencial que conecta as culturas chinesa e brasileira. O evento contou com quatro áreas temáticas de exposição : a exposição do Dia Nacional apresentou de forma vívida os resultados dos intercâmbios culturais e da cooperação econômica e comercial entre a China e o Brasil; a exposição do Festival do Meio do Outono, coorganizada pela Associação Comercial Chinesa da Amazônia, transmitiu o calo da reunião familiar por meio de bolos da lua e culinária típica; a exposição Pensamento de Confúcio reuniu clássicos confucionistas e a sabedoria filosófica chinesa; e a Área de Experiência Cultural Chinesa: por meio de ilustrações e trabalhos de alunos, ofereceu uma visão panorâmica das conquistas do Instituto Confúcio no ensino de língua chinesa e na difusão cultural.
As apresentações artísticas foram o ponto alto da celebração, recebendo aplausos entusiásticos. O conjunto de música tradicional executou “Belo Mito”, revelando a beleza dos ritmos orientais, a dança “Cem Danças Graciosas ” interpreto a estética milenar chinesa; e professores e alunos do Instituto Confúcio emocionaram o público com as canções “Que Vivamos Longa Vida”, “As Mais Belas Expectativas” e “Caminhando e Cantando” demonstrando a força da expressão artística intercultural. A apresentação de Tai Chi, que mesclou força e suavidade, incorporou a filosofia chinesa de harmonia. O espetáculo de encerramento, a tradicional dança do dragão, elevou ainda mais a atmosfera festiva, conduzindo o evento ao seu clímax.
A áreas de experiência cultural também atraiu grande público, oferecendo atividades como demonstrações de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), oficinas de caligrafia, degustação da culinária chinesa, arte em seda, cerimônias de casamento tradicional, teatro de sombras e jogos populares. Os visitantes participaram ativamente, vivenciando uma experiência única e inesquecível.
Desde a sua criação em 2016, o Instituto Confúcio na UEPA já formou mais de 7.000 estudantes de língua chinesa e organizou mais de 200 atividades culturais. A diretora Sun Jing ressaltou que o Instituto está se preparando ativamente para a implementação de projetos de destaque no âmbito do “Ano da Cultura China-Brasil” em 2026, com o objetivo de construir uma plataforma de intercâmbio de alto nível e de aprofundar a cooperação educacional e cultural entre os dois países, injetando novo dinamismo e significado contemporâneo na amizade sino-brasileira.
O evento reuniu mais de mil participantes locais. Muitos destacaram que a vivência direta lhes proporcionou uma compreensão mais ampla e profunda da cultura chinesa. Em seu discurso, Clay Chagas, reitor da Universidade do Estado do Pará, enfatizou que o Instituto Confúcio já se consolidou como uma plataforma estratégica para a internacionalização da universidade, desempenhando um papel relevante na promoção dos intercâmbios e no aprendizado mútuo entre civilizações.
































