HSK e HSKK – Exames de Proficiência em Chinês

HSK e HSKK – Exames de Proficiência em Chinês

HSK e HSKK - Instituto ConfúcioNo dia 8 de dezembro, o Instituto Confúcio da UEPA realizou os exames HSK e HSKK, contando com a participação de 66 candidatos. Reconhecidos internacionalmente, esses testes avaliam a proficiência em chinês. O HSK é composto por seis níveis, enquanto o HSKK está dividido em três categorias: básico, intermediário e avançado.

As provas são aplicadas nos Institutos Confúcio no Brasil e estão abertas a qualquer pessoa, mesmo que não seja estudante regular da instituição, desde que tenha o conhecimento necessário para o nível escolhido.

Além de avaliar o domínio da língua, os exames possibilitam, conforme o nível obtido, a candidatura a bolsas de estudo em universidades chinesas, abrangendo programas de intercâmbio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Também são uma opção para quem deseja apenas verificar sua proficiência no idioma.

Vale lembrar que o certificado do HSK e HSKK tem validade de dois anos.

Quando e onde os exames são realizados?

As provas do HSK e HSKK são realizadas em locais autorizados, tanto na China quanto em outros países. No Brasil, os exames são aplicados nos Institutos Confúcio.

Geralmente, essas provas ocorrem duas vezes ao ano no Brasil. Em outros países, podem ser realizadas apenas uma vez ao ano. As provas escritas são mais frequentes do que as orais. No Instituto Confúcio da UEPA, os exames seguem o cronograma de duas aplicações anuais.

As inscrições normalmente abrem dois meses antes da data do exame, e os resultados são divulgados cerca de 30 dias após a aplicação.

Pular para o conteúdo