DIA DA CHINA E A CELEBRAÇÃO DOS 8 ANOS DE IC NA UEPA

O Instituto Confúcio na UEPA, no dia 5 de outubro, realizou um grande evento para celebrar : o Dia do pensador Confúcio; 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China; 20 anos da fundação dos Institutos Confúcio no mundo; e 8 anos do Instituto Confúcio na UEPA. A celebração ocorreu no Ginásio Poliesportivo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA, que contou com a presença de mais de 1.000 pessoas.

O reitor da UEPA, Prof. Clay Anderson Chagas,  deu as boas-vindas ao público presente e destacou: “a comemoração de 10 anos de relações acadêmicas entre a UEPA e a Universidade Normal de Shandong, nossa universidade parceira na China, e o trabalho em conjunto permitiu a implantação do Instituto Confúcio no Pará.”.  Os diretores brasileiro e chinesa, Antônio Braga e Sun Jing, respectivamente, também comemoraram a realização do evento: “Estamos muito felizes e emocionados com o esforço dos alunos pois hoje eles são os protagonistas do evento”, destacou Antônio. A diretora chinesa, apontou que esse é o momento para que “estudantes e amigos possam vivenciar a fascinante cultura chinesa”.

Além do grande público, recebemos a visita dos Professores Miriam Mansur e Liu Yi (Liú Í), diretores do Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais; e do Prof. Liu Kexing (Liú kânxi) Diretor do Instituto Confúcio da Universidade Estadual do Mato Grosso. Esse encontro foi fundamental para estreitar o trabalho em conjunto que os institutos continuarão a realizar no aprendizado da língua e cultura do país asiático. Os diretores frisaram que o evento é a grande oportunidade para a comunidade local experienciar e conhecer a china e suas diversas facetas culturais.

Apresentações de dança, artes marciais e música, com participação dos alunos cantando individualmente e em coral, formados por alunos do Instituto Confúcio, marcaram a programação durante toda a manhã. Além do sorteio de brindes ao público.

Um dos grandes marcos do evento foi a exposição, realizada pelos alunos de mandarim e de chinês para negócios, em estandes “Viagem pela China: da antiguidade à modernidade”, abordando diversos temas do país, como a Cidade Proibida, o folclore, o zodíaco chinês, as vestimentas, a caligrafia, a arte de recortes, jogos chineses, entre outros assuntos. Também foram oferecidas terapias alternativas, como auricoloterapia e ventosaterapia, a fim de o público conhecer técnicas chinesas para o tratamento de saúde, parceria do IC UEPA com a AMPICS – Ambulatório de Práticas Integrativas da UEPA, coordenado pela Profa. Lana Peres.

A culinária foi uma atração à parte, com o apoio da Associação Comercial Chinesa da Amazônia, presidida pelo Sr. Wang Lingcheng: os presentes puderam degustar algumas iguarias como o bolo da lua, bao zi, um tipo de pão chinês recheado com carne. Além de receber informações sobre a contratação de brasileiros que falem mandarim para trabalhar em uma grande empresa telefônica chinesa.

Participou, com apresentação de técnicas de  Artes Marciais,  o Instituto Tao de Kung Fu, que trouxe para o público a dança do dragão, ba duan jin, o tai chi chuannanquan e daoshu, luta combinada.

Com cerca de 500 alunos matriculados, o Instituto Confúcio da Uepa é fruto de um convênio entre a universidade e a Shandong Normal University (SDNU), da China. O Instituto foi instituído em Belém no ano de 2016, e oferece o ensino da língua e cultura chinesas de forma gratuita, com o objetivo de estimular o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. 

Para mais imagens, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1E1ws0HiTvzbMWqutTnfTf_X_DKTnSxsF

Pular para o conteúdo