I Concurso de Caligrafia Chinesa
O I Concurso de Caligrafia Chinesa valorizou uma das mais antigas e importantes expressões artísticas da cultura chinesa. Mais do que escrita, a caligrafia é uma arte que reúne estética, filosofia e disciplina, ocupando um lugar central na história e na identidade do povo chinês.
Cada traço expressa harmonia entre mente e corpo, refletindo intenção, equilíbrio e caráter. Ao longo dos séculos, a caligrafia esteve associada à educação, à sabedoria e ao cultivo moral, sendo amplamente praticada por estudiosos e artistas.
Além do valor cultural, o concurso destacou a caligrafia chinesa como importante ferramenta para o aprendizado do mandarim por estrangeiros, pois favorece a compreensão dos caracteres, o desenvolvimento da memória visual e a relação entre forma, som e significado.

“Eu decidi participar do concurso, pois foi uma forma de eu praticar e estudar mais sobre a escrita chinesa. Na sala praticamos a oralidade e a escrita, mas a competição motiva a aprendermos mais.”, Sarah Dias.
Para Rafaela Vilar, foi uma oportunidade de aprender além do vocabulário da oralidade, aprendemos o vocabulário escrito, conhecemos bases dos caracteres que formam a língua escrita chinesa, ao mesmo tempo, aprendemos mais sobre a cultura.
Segundo Mateus Oliveira: “Esse concurso foi uma grande oportunidade para os alunos desenvolverem a parte escrita. Eu conversei com os outros participantes e todos dedicaram tempo para a competição. Pudemos mostrar nossas habilidades na escrita, e, também, tivermos a oportunidade de aprendermos novos caracteres e novas palavras.”
Mais do que uma competição, o concurso promoveu o intercâmbio cultural, a valorização do patrimônio imaterial chinês e o fortalecimento do diálogo entre diferentes culturas.











